Publicado por: patochefe | 6 de abril de 2011

Tênis para Kungfu

Após os treinos intensos e quase mortais (exagerado, pouco!) do curso de instrutores, meu tênis (ou sapatilha, como preferir) de treino chegou quase ao fim da vida.

Eis que durante a minha saga de comprar um tênis novo, muitas dúvidas apareceram e resolvi escrever um pouco sobre os tênis que comumente compramos para treinar.

Normalmente, os dois tipos de calçado de treino mais comum são aquelas sapatilhas de sola de EVA e/ou equivalentes e os sapatos da FeiYue.



Tênis FeiYue

 



Sapatilha com sola de EVA

Esse tênis da FeiYue é bom, inclusive eu tenho um par, mas não é muito durável. Principalmente as argolas de prender os cadarços que soltam rapidamente. As sapatilhas de EVA, dependem muito do local onde você treina. Logo, não é possível utilizar em qualquer piso. A grande vantagem do tênis da FeiYue é o preço. O par sai em torno de R$ 35,00 a R$ 40,00.

Para aqueles que não tem tanta pena do bolso e querem uma sapatilha um pouco mais elaborada, os modelos abaixo da Punch e da Jugui podem atender perfeitamente. No entanto, deve-se tomar bastante cuidado com o local onde se treina, pois em ambientes que tenham água ou que sejam úmidos a sapatilha pode sofrer avarias. Aconteceu com a minha sapatilha FX que descolou, após treinar um pouco no parque com ela. Também, quem manda. Tirando esse detalhe, a única coisa que me desagrada nessas sapatilhas é a falta de cadarço, mas isso é um gosto particular.

Sapatilha FX

Sapatilha Jugui

Sapatilha Punch

Essas sapatilhas variam de preço, podendo custar entre R$ 40,00 e R$ 100,00. Dependendo do modelo e do fabricante. Nunca tive essa da Puch, mas nas lojas onde experimentei, achei o acabamento muito bom. Bem confortável e o preço é bem razoável pela qualidade do produto. A FX eu acho bem confortável, mas não gostei dela para o treino diário. A da Jugui eu achei bem bonita e o material bem legal, mas o solado não me agradou muito.

Agora vamos pras etiquetas mais famosas. Primeiro, vou lhes apresentar a que eu utilizava e a que eu comprei.

Asics Shihan

Adidas Kundo II

Reebok Zanchi

A Asics Shihan é de longe o melhor calçado de treino que eu já tive. Confortável, leve pra caramba e dura bastante. Já a Adidas Kundo é muito boa também, mas ainda não tive muito tempo de compará-la com a Shihan, mas até o momento, para mim, é tão boa quanto. O problema das duas é o preço. As duas estão na faixa de R$ 190,00 a R$ 210,00.  Esse terceiro, à direita é na verdade, um tênis para capoeira. O Rodrigo da Unidade Santo André possui um tênis desse e me falou que é muito bom. O único problema que eu vejo nesse Reebok Zanchi é encontrar ele. O preço dele compensa bastante – custa na faixa de R$ 80,00 ou menos.

Agora vamos botar pra arrebentar! Para quem não tem medo de tirar o escorpião do bolso, tem os modelos abaixo, sendo que um deles também é um tênis para capoeira, mas pode ser perfeitamente utilizado para a prática de kung fu.

Adidas Mactelo

Adidas Taekwondo

A Adidas Taekwondo e todas as outras parecidas com ela como a SM-II, são todas muito bonitas, mas o preço no Brasil é muito caro. Na faixa de R$ 300,00 a R$ 350,00. Já o outro Adidas Mactelo é um tênis específico para capoeira. Não pude experimentar esse, pois não achei em nenhuma loja. Até mesmos nas lojas “especializadas”. Um dia eu chego na SM-II, basta conseguir um site com frete barato para o Brasil.

O que me deixa um pouco chateado é ver a quantidade de sites que existem nos EUA para venda desse tipo de calçado e aqui termos tão poucos. Mesmo nas lojas  fica difícil encontrar algum que se possa usar para treinar. E quando acha fica complicado de conseguir pagar.

Esses foram os tênis que eu encontrei e acho que todos eles podem perfeitamente servir para o treino e não considero que sejam as opções definitivas, pois treinar você treina até descalço. Era assim que eu treinava quando comecei. Tem várias outras opções e outras marcas que podem ser usadas, como a Tiger Claw e até mesmo calçados que não foram feitos especificamente para artes marciais. Como é o caso do Puma Future Cat (isso mesmo, gato do futuro) que é um tênis para corrida de automóveis (eu hein?!) e possui um acabamento muito bom e um desenho bonito.

Recentemente, fiz um pedido de um tênis chinês. Se ele chegar escreverei um review sobre e quem sabe teremos uma nova opção de calçado para treino a um preço bem acessível. O problema é a demora pra chegar, mas enquanto isso você pode ir se virando até mesmo com um konga ou um kichute. :D

Responses

  1. Esse vendedor do ebay é muito bom. Já comprei com ele um SM II da Adidas e um ML.
    http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=160665915733&ssPageName=ADME:L:OC:US:1123

  2. Gostei muito da matéria sobre as sapatilhas, não conhecia a da Beebok. Tenho treinado com uma sapatilha que comprei na Shenlong Esportes, tenho gostado muito dela. Durável, flexível e tem resistido bastante, além do preço que é muito bom. Vale a pena conferir.

    • Não conhecia essa sapatilha da ShengLong Esportes. Assim que puder tentarei ver uma pessoalmente. Vendo as imagens do site deles, no cabedal existe uma costura entre a parte de couro e a parte de tecido, que com o tempo de uso pode se desgastar, mas isso só usando para saber. Esse tecido utilizado deve ventilar bem, mas acho que seria bom ter pelo menos alguns furos na parte frontal. E pra finalizar, seria bom ter cadarço. Digo isso, pois já tive tênis de treino sem cadarço que após lacearem ficaram “dançando” no pé. Marcelo, por favor, fique à vontade para falar um pouco mais sobre a sua experiência com elas. Infelizmente, a minha adidas Kundo está falecendo esse ano, após 1 ano e meio de uso intenso. Valeu a pena, mas comprar outra agora, só quando aparecer uma promoção. :(

      • Na verdade o cadarço dele é lateral e sem ponteiras, ajusta tanto o peito do pé como o calcanhar. A parte frontal é totalmente em couro, inclusive o forro, a ventilação no caso se dá por causa do material que não é selado, como um sintético, segundo o fabricante.

  3. pode imformar o preço da sapatilha funki de artes marciais

    • Roberto,
      Se você estiver se referindo à Feiyue, não sei te dizer o preço. Dá uma procurada em algumas lojas como a AGS ou a JUGUI. Você terá uma idéia do preço.
      Eu tenho algumas sapatilhas para vender. Dê uma olhada em http://patomandarim.wordpress.com/pesdepato/

  4. Comprei um asics shihan pela internet mas era muito grande pro meu pé. Quando fui trocar na loja (centauro, é bem comodo comprar pela internet e poder trocar na loja) o vendedor nao tinha do meu tamanho e me mostrou o Adidas Kundo. É bem bom, parece até mais reforçado que o Asics. Sua matéria definiu minha compra, o preço estava 149 Asics e 159 Adidas, abraços.

    • Fico feliz de ter ajudado. Eu tenho uma Kundo II que tá no “bico do corvo”. Gosto muito dela, mas o único problema que eu vejo na Kundo é que ela demora um pouco pra ficar macia no pé. Depois que fica, é uma maravilha. O preço tá muito bom. Se puder e tiver tempo, lembra de cuidar do couro pra ela durar mais.

      Abraço,


Deixe uma resposta

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 239 outros seguidores

